Você tem asma e costuma sentir ou já sentiu os sintomas, como falta de ar? Geralmente, quem já passou por isso, não quer viver essa experiência novamente. Por isso, elencamos alguns aplicativos que ajudam a controlar a asma.
Afinal, com eles, você tem uma ajudinha da tecnologia para manter a respiração em ordem.
Por isso, se você ficou curioso e quer saber como usar app para controlar asma, confira as dicas que preparamos para você.
Cerca de 300 milhões de pessoas sofrem com asma
Em primeiro lugar, é bom saber que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca 300 milhões de pessoas no mundo, incluindo crianças, sofrem com a asma.
Esse número no Brasil fica ainda mais impressionante já que dados indicam um quantitativo alto, de cerca de 20 milhões de pessoas.
Por outro lado, a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do Ministério da Saúde e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou para 6,4 milhões de brasileiros, acima de 18 anos, com a doença.
Assim, as mulheres com este diagnóstico representam cerca de 3,9 milhões, contra 2,4 milhões de homens.
Vale destacar que essa doença é responsável por mais de 100 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS).
Dessa forma, só em 2014, no período de janeiro a novembro, foram 105,5 mil internações, originando umcusto de R$ 57,2 milhões para a rede pública de saúde, conforme revelou o Sistema de Informações Hospitalares (SIH).
D acordo com o SUS, a asma é a 4ª causa mais frequente de hospitalizações no SUS e a 3ª quando se refere a crianças e jovens.
Afinal, o que é asma?
No entanto, é importante ressaltar que não é uma doença viral ou bacteriana transmissível.
Isso porque, ela ocorre em indivíduos que tenham predisposição genética, sendo comum encontrar pessoas da mesma família que sofram do mal, embora esta não seja uma regra.
Ou seja, a asma é, em síntese, um distúrbio genético onde você pode ter predisposição, sem desenvolver crises ou não sofrê-las com frequência.
Além disso, existem três níveis de controle da doença:
- Controlada;
- Parcialmente controlada e;
- Descontrolada.
Dessa foram, são justamente esses dados que o médico vai verificar para o indicar a necessidade de medicação, seu aumento ou a redução.
Saiba agora quais são os apps que vão te ajudar
Veja como os apps podem te ajudar a controlar a doença.
1- Asma – TelessaúdeRS
Em primeiro lugar, temos esse app que oferece o diagnóstico e classificação da asma através de parâmetros clínicos e espirométricos.
Dessa forma, os tratamento sugerido de acordo com classificação da gravidade da patologia, fornecendo orientações não-farmacológicas e farmacológicas.
Gratuito, em inglês, disponível para Android.
2- AsthmaMD
Em seguida, temos essa opção líder no iPhone e o número 1 recomendado pelos médicos. Ele é fácil e rápido de usar para ajudar o paciente no acompanhamento e gestão da sua asma e DPOC.
Isso porque, ele funciona como uma espécie de diário da doença que facilita o diagnóstico e tratamendo de forma mais rápida.
Gratuito, em inglês, disponível para Android e iOS.
3- BreathPacer
Depois, temos ainda mais um app; ele funciona como um programa antiestresse que se propõe a ajudar o usuário a respirar melhor e ter uma melhor qualidade de vida.
Isso porque, pesquisas indicam que dedicar de 10 a 20 minutos do dia aos exercícios ajudam a melhorar a respiração, inclusive no tratamento de:
- Depressão;
- Ansiedade;
- Asma;
- DPOC e;
- Hipertensão, além de melhorar a função cognitiva e o desempenho desportivo.
Além disso, oapp é um guia que auxilia o usuário a respirar melhor, diretamente no seu smartphone, com o objetivo de ajudar a reduzir o estresse.
Gratuito, em inglês, disponível para iOS.
4- Asthma Tracker
Depois, temos ainda o app Asma Rastreador que oferece uma maneira rápida e colorida para manter o controle da doençaatravés do preenchimento de seu diário.
Dessa forma, você pode usar a funcionalidade de lembrete você não perderá a hora da medicação.
Por outro lado, ele também permite que, no final de cada mês, preencher o conhecido Asthma Control Teste.
Gratuito, em inglês, disponível para Android e iOS.
Veja também: Funções do Whatsapp: Conheça 5 opções!
Por isso, agora que você sabe como aproveitar todas essas facilidades, é só seguir essas dicas para se sentir mais seguro no dia a dia.
Continue navegando com a gente!